sábado, 24 de outubro de 2009

Salto no Vazio

Este trabalho eu realizei na Escola Dança Educação a partir da obra de Yves Klein "Salto no Vazio". Na foto abaixo você vai ver o salto da Isadora.

Salto no Vazio

Este trabalho eu realizei na Escola Dança Educação a partir da obra de Yves Klein "Salto no Vazio". Na foto abaixo você vai ver o salto do Felipe.



Salto no vazio

Este trabalho eu realizei na Escola Dança Educação a partir da obra de Yves Klein "Salto no Vazio". Na foto abaixo você vai ver o salto da Julia.







Salto no Vazio

Este trabalho eu realizei na Escola Dança Educação a partir da obra de Yves Klein "Salto no Vazio". Na foto abaixo você vai ver o salto da Themis.


Trabalho sobre Yves Klein

A partir de algumas obras de Yves Klein nós trabalhamos com retroprojetor.Foi muito bacana eu nunca tinha feito este tipo de trabalho...adorei! Eles também curtiram muito.







Trabalho sobre Yves Klein

Além do Amarelo e do Azul, Klein trabalhou com o vermelho e como ele, nós, na Escola Dança Educação transformamos nosso mundo em vermelho.
Levei para as crianças vários objetos que eu tinha em casa e que não estava mais usando, tais como: telefone, Walkmen, CD portátil, máquina fotográfica, e pintamos todos de vermelho. Desta forma, criamos uma pequena instalação imaginando que a partir do vermelho inserido nestes objetos estaríamos transformamos aquilo que vemos, ouvimos e falamos em vermelho. As crianças adoraram interferir na "natureza" daqueles objetos dando a eles uma nova cara.






Trabalho sobre Yves Klein

Aqui continuamos explorando o Azul.
Na foto as crianças estão trabalhando utilizando a técnica de raspagem. Usamos caixas de leite, que foram pintadas com tinta guache e depois de seca utilizamos canetas sem carga para desenhar.

Trabalho sobre Yves Klein

Experimentos com Azul.
O "Azul" era a cor preferida de Klein, ele inclusive criou um azul com uma tonalidade especifica. Na Escola Dança Educação, além de criarmos performances com o azul na sala de teatro, expressamos nossas sensações na sala de artes, utilizando várias técnicas diferentes.
Na foto abaixo trabalhamos com tinta de farinha e pigmento azul, utilizando nossas mãos como pincéis e a mesa como folha.


Trabalho sobre Yves Klein

Esta foto mostra o trabalho que eu realizei na escola Dança Educação sobre o Artista plástico Yves Klein.
Na foto estamos trabalhando com o "Amarelo" uma das cores escolhidas por Klein em seu trabalho.


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Meus alunos da Aquarius

Olá!
Hoje quero dividir com vocês algumas imagens do trabalho de teatro que desenvolvo na Aquarius, uma escola para alunos portadores de necessidades especiais. Trabalho nesta escola desde 2004. É um trabalho muito especial, me sinto uma privilegiada por poder trabalhar com eles.
Aprendo muito com este trabalho!
A seguir, você vai ver imagens corporais que foram criadas a partir de algumas palavras.

Gisele Barcellos. Imagem a partir da palavra guerra.


Rodrigo Duarte. Imagem a partir da palavra amor.


Vagner Boa Ventura. imagem a partir da palavra paz.

Meus alunos da Aquarius

Aqui, vou mostrar a sequência de um exercício que eu chamo de "marionete de fios" feito pela Fernanda e pelo Maurício. Esse exercício funciona da seguinte forma: um aluno deve ser o manipulador e o outro a marionete. O manipulador, deve puxar fios imaginários de diversas partes do corpo do aluno que esta no papel de marionete, tais como: braços, cotovelos, mãos, dedos, joelhos, pernas, pé, nariz, etc. Esse por sua vez, deve seguir aos estímulos propostos pelo seu manipulador. O exercício é feito em duplas, num primeiro momento várias turmas trabalham ao mesmo tempo, depois eles selecionam os melhores momentos do que experimentaram para mostrar aos colegas.
Nesse exercício o Maurício é a marionete e a Fernanda esta manipulando seus fios (no caso,imaginários).







Meus alunos da Aquarius

As imagens a seguir são de uma improvisação, baseada num exercício que o Carlos Möndinger propôs para a minha turma na faculdade. Pedi para que cada aluno entrasse em cena e abrisse uma carta que estava em cima de uma mesa. Eles teriam que demonstrar por meio de atitudes corporais do que se tratava a carta.

Karen Mazin.


Maurício Queiroz.


Janaína dos Santos.


Gustavo Petrarca.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Experimentos com Teatro

Turma m1. Trabalho com máscaras.
Esse é um dos experimentos com teatro que as crianças mais gostam.
No CDE, tem uma caixa cheia de máscaras que foram feitas pelos próprios alunos e eu decidi usá-las com as crianças nas aulas de teatro. É muito legal! Cada criança escolhe uma máscara e também o nome, o lugar onde vive e o super poder de seu personagem máscara. Depois disso, eu invento uma história envolvendo todos os personagens.



Da esquerda para direita - Yasmine 6 anos, Matheus 5 anos, Renata 7 anos,Lucca 8 anos e Mateus 6 anos.

Renata - 7 anos e Yasmine 6 anos.

Renata 7 anos e Lucca 8 anos.

Matheus Oliveira - 5 anos.

Mateus - 6 anos

Experimentos com teatro

Nessa aula trabalhei com a turma m6 usando sucata. Foi uma das primeiras aulas dessa turma com teatro.
Experimentamos de uma forma muito simples como criar meios de transporte com o corpo, utilizando as sucatas como apoio.
Alguns resultados podem ser vistos nas fotos abaixo.

Avião. Bernardo 7 anos, Mariana 7 anos e Luanna 6 anos.

Bicicleta. Maria Clara 5 anos, Carlos, 7 anos e Ana Carolina 7 anos.

Trem. Maria Clara 5 anos, Ana Carolina 7 anos e Carlos 7 anos.

Trem. Bruna 5 anos, Mariana 7 anos, Bernardo 7 anos e Luanna 7 anos.

Avião. Clara 5 anos, Luanna 7 anos e Carlos 7 anos.

Experimentos com teatro

Durante o ano, experimento várias possibilidades teatrais com as crianças: máscaras, fantoches, sucatas ,caixa de ideias, brincadeiras infantis tradicionais teatralizadas, entre outras coisas . Utilizo para isso muitos dos recursos que estão disponíveis no CDE, as máscaras e os fantoches por exemplo, foram feitos pelas próprias crianças em anos ou semestres anteriores.
No trabalho com fantoches, sempre peço para que cada criança escolha o boneco que deseja manipular (as vezes, faço sorteio para não dar briga) depois disso peço para que cada um pense numa história para o seu boneco contendo: nome, idade, profissão, lugar onde mora, se é do bem ou do mal, etc. No final, faço uma entrevista com cada um. As crianças adoram trabalhar com os bonecos!