sábado, 16 de outubro de 2010

Terra do Rosa 2

No dia 15 De Outubro eu realizei três sessões da história Terra do Rosa 2 na Escola de Ensino Fundamental: Professor Dinah Neri Pereira.
405 Crianças ouviram a história "Terra do rosa 2" e receberam o livro e as sementes em forma de borboleta para transformar algum lugar num lugar mais florido.








Fábulas de Esopo

No dia 13 de Outubro eu e a Bárbara Camargo realizamos uma sessão de histórias dramatizadas, a partir das fábulas de Esopo, na Escola Municipal Érico Verissimo. Este trabalho fez parte do projeto Adote um Escritor, da Câmara do Livro de Porto Alegre. Foi uma manhã maravilhosa! Eu e a Bárbara fomos recebidas com muito carinho pelas crianças, pelas professoras e pela equipe pedagógica da Escola. As crianças fizeram até uma encenação da Fábula "A cigarra e a Formiga" em nossa homenagem. Além disso, ganhamos muitos presentes produzidos pelas próprias crianças. Foi muito compensador. Eu adorei!!!! Veja abaixo imagens desta manhã deliciosa.








Terra do Rosa 2

A história Terra do Rosa 2 foi contada por mim, na Escola Mãe de Deus no dia 08 de Outubro.
55 crianças se deliciaram com as aventuras de Nana Rosa, Isa pink e Lila Lilás.
Veja abaixo fotos desta sessão.



Histórias Dramatizadas

Histórias Dramatizadas fizeram parte de um projeto realizado por mim na livraria cultura de Porto Alegre nos dias 02 e 12 de Outubro, junto ao Atelier de Criação de Histórias em comemoração ao dia da criança. Primeiro as crianças ouviram histórias, depois elas próprias criaram as suas histórias. Veja, Abaixo fotos das histórias dramatizadas.





Atelier De criação de Histórias


Depois de ouvir algumas histórias as crianças foram as autoras de suas próprias histórias. Veja abaixo quatro textos produzidos pelas crianças na livraria cultura, nos dias 02 e 12 de Outubro durante a realização do Atelier de Criação de Histórias.


Textos criados a partir do jogo de inventar uma história coletiva

1 -Era uma vez uma borboleta que estava voando na selva. E um leão pegou ela e ele espirrou e ela saiu inteirinha de dentro da barriga do leão. Aí ela encontrou um lobo que a convidou para comer carne. A borboleta convidou ele para comer pólen. O lobo não gostava de pólen. Eles ficaram chateados porque não gostavam da comida um do outro.


2 -Era uma vez uma fada que estava caminhando num jardim. Ela encontrou um cachorro. Juntos eles fizeram um piquenique. Aí eles encontraram o lobo brabo. Ele já ia pegando o cachorro quando a fada transformou o lobo em sapo. A fada perdeu os poderes porque o sapo virou lobo e ela foi pra casa muito triste.


3 -Era uma vez uma menina que estava arrumando o quarto. Ela achou uma caixa secreta que ela nunca tinha visto. Dentro da caixa tinham brinquedos secretos e ela foi brincar. Ela pulou e brincou. Um dos brinquedos era um dinossauro. Aí ela foi pro mundo encantado onde os brinquedos desapareciam.


Depois não tinha mais brinquedo e ela cresceu feliz!


4 -Era uma vez uma caracol que estava procurando comida em uma fazenda. Ela encontrou a comida de um cavalo pra comer. O cavalo dividiu a comida sem nenhum problema. De repente apareceu um porco, que quis comer a comida, mas não gostou nadinha e acabou ficando doente. O cavalo e a Caracol se casaram e dividiram a comida para sempre.

Os irmãos Voadores, A concha mágica e A sereia e a Concha Mágica

Textos a Partir de Imagens



Os irmãos Voadores

Era uma vez dois irmãos que se chamavam Nicolas e Lupita. Eles estavam passeando de barco e acharam uma sereia pedindo socorro. A sereia se chamava Gabriela. Eles jogaram uma corda para salvar a sereia. A sereia disse que tinha perdido um espelho mágico. E Nicolas e Lupita ajudaram a encontrar o espelho.

Gabriela disse que eles podiam fazer um pedido.

Eles queriam voar.

Autores: Gabriel, Juliana, Isadora e João Pedro



A concha mágica

Era uma vez uma sereia chamada Helena, que estava procurando conchas para sua coleção e daí ela ficou com coceira na calda e teve que voltar pra casa, para ver o que era e descobriu que quando estava na rocha foi picada pelo mosquito e tentou fazer de tudo para ele ir embora, quando apareceu uma concha mágica que tirava o efeito do mosquito.

Helena, descobriu que tinha muita gente atrás da concha, então ela escondeu a concha dentro de um baú e toda vez que era picada pelo mosquito passava a concha na calda.

Autores: Karine, Paula, Catariana e Julia.



A sereia e a Concha Mágica

Era uma vez uma Sereia. Ela estava sentada numa pedra olhando para a concha que tinha achado.

De repente a concha caiu da mão da Sereia lá no fundo do mar.

A sereia saiu desesperada a procura da concha.

Ela não conseguia encontrar a concha em Lugar nenhum e quanto mais procurava menos achava.

No, entanto, no dia seguinte quando ela já tinha até esquecido da concha, ela descobriu que a concha era mágica porque ela tinha aparecido do nada em suas mãos novamente.

Foi então que ela viu que dentro da concha tinha uma pérola que a concha tinha trazido de presente para ela.

Autores: Julia, Sofia e Amanda.


A Princesa Encantada

Texto a parir de imagens


A Princesa Encantada

Era uma vez uma princesa que tinha um gatinho chamado Maurício.

A princesa toda vez que anoitecia olhava pela janela. Ela adorava ver as estrelas! Ela pensava que via um príncipe quando ela olhava pela janela, só que era o reflexo das estrelas.

Um dia, quando ela olhou pela janela, ela viu um príncipe de verdade, que disse que ela era linda!

Eles se apaixonaram e se casaram. Ele a levou para o Castelo e eles viveram felizes para sempre.

E o Maurício encontrou uma gatinha e teve muitos filhotes.

Autores: Laura, Ana Luiza, Juliana e Laura.

Ateleir de Criação de histórias

No sábado dia 02 de Outubro e na terça-feira dia 12 de Outubro, estive na livraria Cultura realizando o Atelier de Criação de Histórias. Foi um projeto promovido pela livraria Cultura em comemoração ao dia das crianças. O trabalho foi maravilhoso!!!! Estou cada vez mais apaixonada por contar histórias e por e por poder criar novas histórias com elas.
Veja abaixo algumas imagens.





Terra do Rosa 2

Estou participando de um projeto muito legal, realizado pela Pampili. Trata-se da contação da história Terra do Rosa 2 em 5 Escolas de Porto Alegre. Depois de ouvir a história cada criança da escola recebe de presente o livro Terra do Rosa 2 e dois envelopes uma para a criança e outro para ela dar de presente para algum amigo. Nos envelopes contém uma borboleta, que deverá ser plantada em algum lugar onde a criança deseje fazer uma transformação.
Veja abaixo as fotos a sessão realizada na escola Olintho de Oliveira.






Adorei ter contado histórias nesta escola!!!